16 de nov de 2010

Técnico de monitor

Stage Monitor
Olá! Agora vou falar do técnico de monitor, técnico de monitor? Não, não é o cara que arruma monitor do computador ou coisa parecida, é o cara que cuida do som que os músicos ouvem.
Na postagem anterior, eu falei do técnico de PA, o de monitor é parecido, só que ele mixa um som diferente para cada músico, por exemplo, o baterista em sua grande maioria gosta de ouvir em primeiro plano o seu instrumento e o baixo, pois para que ele mantenha a parte rítmica da música, ele precisa ouvir o baixo que o conduzirá durante o show, e ai varia, se ele quer ouvir mais outros instrumentos, as vozes, guitarras, teclados etc... E o quanto de volume ele quer ouvir de cada instrumento, e isso acontece com todos os músicos. Cada um pede o som diferente, e é o técnico de monitor que faz isso, com uma outra mesa de som que não a mesma do técnico de PA. No caso da Banda HORI e nas principais bandas do mundo, os músico ouvem através de fones de ouvido sem fio, de alta fidelidade.
Por tanto, em um show existe no mínimo duas mesas de som, uma para o som do palco, e outra para o som de plateia.
A mesa de som que faz o som de palco, na grande maioria é igual a do PA, mais quando é mesa digital, podemos configurar para suas funções diferentes.
Mais mixar som não é apenas mais ou menos volume de cada instrumento, para que um instrumento apareça bem e bonito, existe muitas ferramentas, onde cada técnico tem sua experiências e assim  o faz criando milhões de variáveis.
Na próxima postagem, falarei do técnico de iluminação.
Obrigado galera!!!

2 comentários:

  1. Hey...faltou a foto do Técnico de Monitor né?
    Quanta coisa envolvidas em um show!! Fascinante! E a gente, na condição de fã incondicional e seguidora fiel ;) nem imagina enquanto curte o show!
    Parabéns pela aula...digo... texto rsrsrs
    A propósito...fã incondicional e seguidora fiel também faz parte do show? ;) hahaha

    ResponderExcluir
  2. com certeza Margarut!!! Com certeza! Postarei e breve sim!!! Como não, é que tem muito mais gente trabalhando em off, e tenho o dever de mostrar e explicar o que fazemos! Eu chego lá!

    ResponderExcluir