22 de nov de 2010

Light Design

Hoje pra mim é um momento muito especial, pois vou falar de uma profissão que admiro muito! Que é vulgarmente chamado de Iluminador. Pode um nome desse? Como esse cara que tem toda essa responsabilidade pode ser chamado assim?
Por isso que no titulo dessa "postagem" dei o nome de Light Design!
Na verdade, o Light Design é o cara que cria a luz, de um um espetáculo de teatro, de um programa de TV, de um filme, (mais ai tem o diretor de fotografia), e o que cria a do show. Porque é importante e o que é criar uma luz? Em show por exemplo, a luz não faz apenas efeito pra gente se empolgar, ela nos traz sentimentos, e o light disign tem que saber muito bem disso, ele tem que sentir o momento, o que a música quer dizer, o que o compositor sentiu naquela hora, o que o interprete está sentindo e transformar isso em luz, tarefa difícil não acha?
Ele que escolhe as cores, a que horas vai usar essas cores e que tipo de refletor vai usar. Isso te da um opção enorme de tendências e pode somar com o show, ou acabar com o show!
Acredite, nada é por acaso, tudo está gravado em mesas de comando digital e tudo tem o seu momento!!!
Uma banda que se preze, a luz tem que ser igualzinha em todas as cidades, em todos os palcos, e acredite, não é fácil! No caso da foto, é o "iluminador: da banda Hori, do qual eu tenho orgulho em trabalhar junto!
Algumas peças, as mais importantes, viaja junto ao "Back Line" da banda, mais a grande maioria vem de empresas locais especializadas e iluminação senica.
Ele chega muito antes que os espectadores, checa com os técnicos locais o documento que ele envia com antecedência (Rider Técnico), montam e ele fica horas programando, gente, é muita coisa!
Não é mais nem menos que o som, mais ele está muito perto dessa coisa de sentimentos nas horas certas!
Ele tem que ter conhecimento técnico em computação, tecnologia em geral, tecnologia especializada, elétrica, eletrônica, música, trabalho em alturas e muito mais! Pra que vocês posam tem um idéia melhor, procure na internet aos shows ao vivo, e veja como a luz se comporta, sempre terá essa cara com essa responsabilidade na mão, enquanto vocês curte ao show!
Na próxima postagem, falarei sobre os técnicos de instrumentos!
Opinem, comentem!
Estou no twitter @kaduaudio, My Space kaduaudio, facebook kaduaudio e meu e-mail é kaduaudio@hotmail.com.
Kadu.

2 comentários:

  1. kadu eu amei , nunca tinha percebido esse lado desse profissão , por isso que você e tão fofo , consegue perceber coisas que na maioria das vezes as outras pessoas não eschergão !! bjs da @equipe_hori

    ResponderExcluir
  2. Light Designer...ou "Maçã" rs Parabéns, novamente pelo texto! Já está ficando monótomo escrever isto, mas é a única palavra que expressa o que merece :D
    Até o próximo!

    ResponderExcluir